Conjunto de ações estratégicas e integradas para fomento da cultura institucional
Campanha institucional realizada entre novembro e dezembro de 2025 para comemorar os 30 anos de gestão da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tendo como marco o evento realizado em oito de dezembro. Na ocasião, também foi inaugurada a primeira exposição da unidade, "Do PAM à Policlínica Universitária Piquet Carneiro: 30 anos de histórias e conquistas", com mais de 90 fotos e documentos.
A incorporação da Policlínica, antigo PAM São Francisco Xavier, pela Uerj em 1995 foi um marco na definição da identidade atual da Policlínica: referência em atendimento ambulatorial de média e alta complexidade, além de reconhecida pela formação profissional, produção de ciência e atividades extensionistas. Além disso, a criação do vínculo com a Universidade coincide com o surgimento do SUS, o que posiciona a Policlínica no contexto de um novo modelo de saúde pública — universal, integral e gratuito.
O evento que celebrou as três décadas dessa transformação ocorreu em oito de dezembro de 2025 e reuniu autoridades universitárias, colaboradores, convidados e ex-diretores.
Em paralelo, a Coordenação de Comunicação atuou na concepção, pesquisa, produção e montagem da exposição fotográfica "Do PAM à Policlínica Universitária Piquet Carneiro: 30 anos de histórias e conquistas", inaugurada no mesmo dia. A mostra contou com fotos históricas e atuais das dependências da Instituição e da prestação de serviço — além de informativos antigos e imagens recentes dos colaboradores, produzidas pela equipe de Comunicação. Ao total, mais de 90 peças integram a mostra pública e gratuita de fotos.
A campanha institucional de Comunicação teve como objetivo divulgar o evento de comemoração dos 30 anos, produzir informação acerca deste marco e engajar colaboradores, fazendo-os se sentir parte da história da Policlínica Universitária Piquet Carneiro e agentes de mudança no avanço da saúde pública.
Para tanto, o plano de divulgação foi dividido nos âmbitos interno e externo. Neste, fez-se o envio do convite a autoridades estratégicas e de materiais jornalísticos à imprensa, além de uma série de publicações nas redes sociais que reconstituíram a trajetória da unidade. As fotos dos colaboradores, também publicadas nas redes em um layout próprio, foram úteis para atribuir um caráter personalíssimo aos profissionais e permitiram a demonstração de afeto e admiração por colegas de trabalho e pacientes, fortalecendo uma rede de relações entre a instituição e seus públicos.
Nesse sentido, a produção das fotografias operou tanto como uma ação de comunicação externa como interna, à medida que contemplou categorias profissionais diversas e criou expectativas para a publicação nas redes e para a estreia da exposição. Ainda no âmbito interno, foram implementadas ações de divulgação jornalística nos canais de comunicação próprios.