Publicação: Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj) - Out/2025
Policlínica da Uerj oferece tratamento gratuito de anomalias craniofaciais, como fenda labiopalatina em crianças
Serviço pioneiro conta com bonecos que possuem as mesmas características dos pacientes
Na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj), o Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (Ctac) promove acompanhamento interdisciplinar e cirurgias de pequena, média e alta complexidade a pessoas com fissuras labiopalatinas, entre outras deformidades que exigem intervenções funcionais e estéticas. Neste mês de outubro, uma nova ferramenta de apoio terapêutico está fazendo sucesso: os "Bonecos do Amor". Confeccionados artesanalmente, eles possuem características semelhantes às das crianças atendidas: fendas labiopalatinas, cânula de traqueostomia (abertura na traqueia para facilitar a respiração) e sonda de gastrostomia (inserida no estômago para alimentação e medicamentos).
Criadas pelas voluntárias do grupo "Bonecos do Amor", as mascotes têm como propósito tornar o tratamento mais lúdico e acolhedor, facilitando a abordagem junto aos pequenos pacientes.
Lidamos com anomalias que, sem o devido tratamento, inabilitam o indivíduo para a vida social. E quanto
mais precoce a intervenção, menos sequelas ele terá",
Por isso, estratégias para facilitar o cuidado de bebês, crianças e famílias que chegam à unidade são tão importantes, e a presença dos "Bonecos do Amor" atende a essa proposta.
O tratamento é longo, estendendo-se da gestação ou do nascimento até o início da vida adulta, uma vez que as anomalias graves podem comprometer respiração, deglutição, fala e audição. Além disso, a reabilitação do paciente é progressiva, pois os procedimentos devem respeitar as fases de desenvolvimento, de acordo com a idade.
Com 15 anos de atuação, o Ctac é pioneiro na rede pública do Rio de Janeiro e oferece uma assistência especializada, integral e humanizada que somente foi regulamentada no SUS em maio de 2025, com a lei nº 15.133. O serviço possui 21 especialidades e realiza uma média de 50 procedimentos de alta complexidade por mês, atuando também como um importante polo
formador de profissionais.