Publicação: Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj) - Ago/2025

Policlínica realiza sua primeira cirurgia por videolaparoscopia; técnica é pouco invasiva e vai ajudar a reduzir fila do SUS

Equipamento que diminui riscos e tempo de operação entrou em uso para retirada de vesícula.

Profissionais da Policlínica realizam primeira cirurgia de vesícula por videolaparoscopia da unidade.

A Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj) inaugura uma nova frente de atuação: a cirurgia ambulatorial por videolaparoscopia. Utilizado numa operação de
retirada de vesícula (colecistectomia) com uma hora e vinte minutos de duração, o aparelho foi usado pela primeira vez na PPC/Uerj na última segunda-feira (04), em uma paciente que teve alta no mesmo dia, pouco depois das 14h. Por meio de uma câmera que permite a visualização precisa dos órgãos, o equipamento facilita a realização dos procedimentos, dispensando grandes incisões. Assim, promove maior segurança e agilidade para médico e paciente.

Ao reduzir o tempo de cirurgia e otimizar a agenda de procedimentos, a videolaparoscopia torna-se estratégica para ser aplicada em nível ambulatorial, pois tende a aumentar a eficiência das cirurgias de menor complexidade e a ampliar sua
oferta. O sucesso da cirurgia inaugural abre novas possibilidades para a PPC e a saúde pública fluminense. Da perspectiva do paciente, há menor risco de intercorrências e ele gasta menos tempo na unidade. Para o sistema de saúde, a dinamização das cirurgias pode reduzir as filas de espera, permitindo que mais operações sejam realizadas.

Entramos na era da cirurgia ambulatorial por videolaparoscopia,
moderna e minimamente invasiva.

O diretor-geral da Policlínica, prof. Flávio Antônio de Sá, comemora o importante passo para a unidade.

“Além disso, ao atuarmos com especialidade
nas cirurgias de pequeno e médio porte, podemos contribuir para uma melhor distribuição dos procedimentos mais complexos na rede pública e, mais especificamente, no Complexo de Saúde da Uerj”, continua Flavio.

Para o chefe do serviço de Cirurgia Geral, prof. Marcos Pitombo, responsável pela operação inaugural, o procedimento coloca a PPC na vanguarda. “Estabelecemos um marco, com essa nossa primeira colecistectomia laparoscópica em nível ambulatorial”.

Além da retirada de vesícula, outros procedimentos podem ser beneficiados pelo uso da videolaparoscopia, principalmente aqueles relacionados à cirurgia-geral, como a cirurgia de hérnia, e ao câncer abdominal e pélvico.

As vagas para cirurgia por videolaparoscopia na PPC/Uerj serão ofertadas pelo Sistema de Regulação (SISREG) e pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).